Antes de contratar tenha cuidado!

Nesta como noutras áreas nem todas as empresas são o que parecem ser e/ou fazem o que se comprometem, existem empresas de referência, opte por estas.
É obrigatório que a empresa de Mudanças tenha alvará, a sua falta implica a apreensão da mercadoria, não arrisque!

O que deve ter em conta quando contrata uma empresa de Mudanças:

1) Existem neste momento em Portugal “empresas” de Mudanças que não são o que parecem ou dizem ser.

A atividade de transportes de Mudanças, de âmbito nacional ou internacional, em veículos de peso bruto igual ou superior a 2.500 kg, só pode ser exercida por empresas, cooperativas, associações ou fundações com fins comerciais licenciadas pelo IMTT às quais é atribuído um alvará.

Os problemas inerentes à contratação de um serviço por uma empresa não habilitada a efetuar serviços de Transporte (alvará) pode resultar na apreensão da mercadoria, ou seja, tudo o que é seu será apreendido, até que o “transportador” resolva este assunto quer seja pelo pagamento de coimas ou apresentação de documentação, evite sempre esta situação.

Mesmo que pergunte a essas empresas ser-lhe-á dito que têm alvará, essa informação de nada vale junto das autoridades competentes. Em caso de dúvidas consulte o IMTT.

Não arrisque neste ponto, sujeita-se a ficar sem as suas coisas.

2) Empresas de Mudanças com alvará.

Este segundo ponto tem a ver com empresas que têm alvará mas o seu serviço não é especializado em Mudanças.

São empresas de transportes devidamente licenciadas onde a sua atividade é por exemplo a distribuição de mercadorias e que efetuam Mudanças ao fim de semana, como forma de rentabilização das viaturas, o grande problema neste ponto é que as pessoas que vão a sua casa não têm o mínimo de experiência em Mudanças, normalmente são pessoas de outras áreas que veem neste serviço forma de ganhar mais algum dinheiro.

A falta de experiência faz com que aumente o risco de acontecer algum incidente e demoram sempre mais tempo na execução das tarefas do que uma pessoa especializada no serviço de Mudanças.

Não arrisque neste ponto, irá pagar mais por um serviço de qualidade inferior.

3) Os “empreendedores”

Começamos este ponto assim… Não arrisque!

Indivíduos sem nada para fazer e com pouca vontade de trabalhar colocam anúncios em classificados grátis, chegam até a ter sites com nomes de empresas fictícias para angariação de serviços de Mudanças e depois canalizam os trabalhos para outros e recebem comissão dos trabalhos.

Não arrisque, olhe pelas suas coisas e principalmente pela sua segurança!

• Toda a informação disponibilizada é para seu bem.
• Não acredite sempre no que lhe é transmitido pelo telefone, lembre-se que se a pessoa com quem fala pelo telefone se enquadra em algum ponto acima mencionado sabe que o que faz ou é ilegal ou não está a ser sério no serviço que está a promover.
• Opte por empresas com Alvará de transportes e com pessoal especializado em Mudanças!
• Opte por pedir um orçamento e receber várias Propostas das melhores empresas de Mudanças!